16 dezembro, 2006

 

Wikipedia e Unwikipedia


 

Você já deve ter ouvido falar na Wikipedia, uma das mais fantásticas invenções da internet moderna (ao lado do Youtube, do Orkut - apesar dos pesares, e daqueles programas para telefonar de graça). A Wikipedia é uma enciclopédia editada e mantida, quase que totalmente, por usuários anônimos. Um de seus grandes trunfos (e até lema) é que qualquer usuário pode editá-la, acrescentando seus conhecimento e corrigindo as beteiras dos outros. Já a "Veja" fez uma reportagem sobre o Wikipedia e achou isso um defeito. "Como assim, informação que qualquer um edita?" Para "Veja", só é confiável a edição que os Civitas aprovam.

Mas ainda mais sensacional que a Wikipedia é a sua nêmesis, a Unwikipedia, a "Enciclopédia Livre de Conteúdo". Também na Unwikipedia (cuja versão em português é batizada de "Desciclopédia"), todos são livres para editar, mas com um porém: todas as "informações" devem ser falsas. Só é permitido desinformar na Desciclopédia.

Ao contrário da Wikipedia em português, que não é levada muito a sério e é constantemente vandalizada por adolescentes brasileiros idiotas (como no Orkut), a Desciclopédia, apesar de pequena, tem bastante potencial. Ali reside a nata dos humoristas anônimos da internet. Claro, isso até a "ralé" descobrir para esculhambar com a Desciclopédia também.

Quando seus netos estiverem copiando os trabalhos de escola diretamente da Wikipedia, você poderá dizer: "eu me lembro quando a Wikipedia tinha só 1 milhão de artigos, eu a acessava com meu computador de válvulas movido a querosene". Esclerose e nostalgia sempre andam juntas...

Links:

Portal da Wikipedia com todos os idiomas disponíveis

Portal do Unwikipedia

A Desciclopédia, em português

 

 

Faça seu comentário aqui, se nada deu certo: Postar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?